Recentemente o Ubuntu perdeu a primeira colocação no [DistroWatch](http://distrowatch.com/) para o Linux Mint, isso mostra uma certa resistência dos usuários em relação as mudanças ocorridas no Ubuntu.
Para os usuários mais conservadores que não se adaptaram as novidades do Unity e do Gnome Shell temos o Linux Mint como alternativa.
O foco do Linux Mint é manter um desktop tradicional e simples. A distro já vem com diversos pacotes restritos instalados como java, mp3 e codecs de vídeo.
A principal mudança no Linux Mint 12 foi o suporte ao Gnome 3 e MGSE.
MGSE (Mint Gnome Shell Extensions) seria uma camada que possibilita usar o Gnome 3 de forma tradicional.
Diferente do Gnome 3 o MGSE implementa o painel inferior, menu de aplicativos, lista de janelas e área de trabalho focada em tarefa, onde se alterna entre janelas e não em aplicações como é feito no Gnome 3.
O LM 12 conta com uma melhoria significativa na aparencia, incluindo um novo tema chamado Mint-Z que é baseado no Mint-X e Zukitwo:
Outra novidade é o MATE um fork do Gnome 2, com ele é possível executar as duas versões do Gnome no mesmo sistema.
Duck Duck Go é o novo motor de busca do sistema. Com ele os resultados não são diferentes dependendo do usuário que faz a busca, já que quando está sendo utilizado não é registrado informações do usuário.
Fica a dica dessa ótima distribuição linux.
Se não estiver satisfeito com as diversas alterações feitas nos ambientes gráficos mais modernos ou estiver procurando uma distro leve e que não necessite de diversas configurações, não perca tempo e faça o download: [http://www.linuxmint.com/index.php](http://www.linuxmint.com/index.php)
Fonte: [http://www.linuxmint.com/rel_lisa_whatsnew.php](http://www.linuxmint.com/rel_lisa_whatsnew.php)